Conheça as formas de preparo e consumo dos chás

O chá é uma das bebidas mais antigas consumidas pelos homens.
Podendo ser extraído de plantas, ervas e frutas, através de suas folhas, flores, brotos, talos, raízes, cascas e sementes, ou mesmo de plantas inteiras.

Desde o início das civilizações os chás têm sido utilizados como auxiliares no tratamento e cura de várias doenças, porém para obtermos de forma eficaz todos os seus benefícios é necessário que seu preparo e utilização sejam feitos de forma correta e com orientação de profissionais qualificados.

Planta Medicinal Qualquer espécie vegetal que apresente, na sua constituição, uma ou mais substâncias químicas úteis no cuidado à saúde
  • Planta medicinal “in natura"
  • Planta medicinal seca “droga vegetal”

 OMS (Organização Mundial da Saúde )
60 a 80% da população (países em desenvolvimento) dependem de plantas para cuidar da saúde,política que estimula os países a incluírem nos sistemas de saúde, práticas complementares alternativas, como a fitoterapia, integradas à medicina convencional.
Para dar esclarecimentos sobre o uso dos chás, contamos com o apoio da Dra. Madalena Kutianski, naturista/fitoterapeuta conceituada em Atibaia e região.

Existem alguns métodos de preparo dos chás, a Dra. Madalena nos fala dos métodos mais usados.

DECOCÇÃO:
Consiste na fervura de partes das ervas em água por cerca de 5 a 10 minutos .

Este modo de preparo é adotado no uso plantas que não perdem suas propriedades se submetidas a altas temperaturas ou quando utilizamos partes da planta que sejam compactas e lenhosas, como raízes cascas ramas e sementes.
O cozimento nos permite extrair das plantas grande parte dos seus princípios ativos.

Obs. Existem algumas plantas cujas folhas necessitam de cozimento, para tanto é necessário orientação profissional, pois a maioria das folhas perdem suas propriedades quando cozidas.

Infusão:  este método é utilizado para partes tenras da planta como folhas, flores, brotos e outras. É utilizado justamente para plantas cujo cozimento prolongado pode prejudicar  a extração dos princípios ativos nela contidos.

Para este preparo deve-se verter água fervente sobre a planta, tampar o recipiente e deixar em infusão por cerca de 15 a 20 minutos.
As plantas em forma de chá podem ser utilizadas de várias formas entre elas estão as
compressas, inalações, banhos e cataplasmas

Inalação:
Alguns chás utilizados para inalação:
  • Folhas de eucalipto, ação expectorante.
  • Camomila, ação calmante e antiinflamatória.
  • Tomilho, ajuda a eliminar secreção.


O tratamento de inalação deve ser feito por no mínimo 3 dias seguidos e depois  1 vez por semanas por pelo menos 1 mês.

Para inalação o chá pode ser preparado através de infusão, no entanto ao invés de tampar o recipiente deve-se inalar o vapor da infusão.
É recomendado fazer este procedimento sempre á noite e evitar friagem, porém ao amanhecer levar vida normal lembrado que  independente de fazer inalação a friagem deve sempre ser evitada por todas as pessoas especialmente aquelas que têm sinusite.

Para Banhos de Assento, geralmente se usa, calêndula, barbatimão,arruda, entre outros.
Preparar o banho e permanecer sentado por  cerca de 15 minutos.

 O Cataplasma é um método altamente recomendado no combate a inflamações.

Podemos usar por exemplo, um chá de cipó mil homens ou de calêndula e acrescentá-lo a argila formando cataplasma para colocar em partes do corpo que estejam inflamadas e doloridas, nos beneficiando das ações curativas tanto do chá como da argila.

“o tratamento fitoterápico em sua vasta generosidade e canalizado por auxilio de profissional qualificado favorece a fluidez e a vitalidade do organismo.
Ajuda o corpo a resolver o males que a mente nem sempre compreende “

ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE O CHÁ

  •        Na antiga China e Sibéria, o chá era muitas vezes utilizado como moeda de troca, tendo um valor tão elevado como o próprio dinheiro.

  •            A segunda bebida mais consumida no mundo depois da água, estima-se que diariamente são saboreadas mais de 3 bilhões de xícaras de chá.

  •            Durante a 2ª Guerra Mundial, os soldados britânicos faziam uma pausa nas batalhas para saborearem uma xícara de chá.

  •        No Tibete, o chá é praticamente considerado uma bebida sagrada.


Os chás trazem diversos benefícios á saúde,
Existem digestivos, diuréticos, antioxidantes, relaxantes, calmantes e saborosos, podendo ser misturados entre si ou até mesmo com frutas e especiarias como cravo, canela, noz moscada e outros.
Beber chá, hábito de saúde e prazer!
      

Na Farmácia Água Viva você encontra grande variedade de ervas inativadas e com laudo de qualidade da marca Flores & Ervas, assim como profissionais á sua disposição para ajudar a esclarecer quaisquer dúvidas relacionadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário