A epidemia da obesidade

   A obesidade é definida,de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), como o acúmulo excessivo ou anormal de gordura, que promove alterações morfológicas e fisiopatológicas, responsáveis por reduzir o tempo e a qualidade de vida da população. A sua patogenia é influenciada por elaboradas interações entre uma complexa rede de fatores,incluindo características genéticas e ambientais. Dentre os últimos fatores, destacam-se o sedentarismo aliado à abundante oferta de alimentos processados com uma alta quantidade energética e pobre em micronutrientes, além dos fatores comportamentais, de identidade cultural e níveis de escolaridade e socioeconômico.
 

   Para auxiliar a perda de peso, aliada a uma dieta equilibrada e uma frequência diária de exercícios físicos, surgiu no mercado de nutracêuticos dois produtos (Morosil® e Cacti-Nea®) que quando associados promovem a redução da gordura abdominal e uma drenagem linfática.


Morosil®
   O Morosil® é um extrato seco padronizado obtido a partir do suco da laranja vermelha Moro(Citrus sinensis), fruta cítrica encontrada no leste da Itália, devido às únicas condições climáticas e ambientais da região. A polpa da laranja Moro apresenta uma coloração vermelha intensa, um tom que não é usualmente encontrado em outras frutas cítricas.
   Essa cor é garantida pelo pigmento hidrossolúvel antocianina, o qual não está presente nas laranjas amarelas. Além desta diferença, sabe-se que as laranjas vermelhas também possuem maior teor de vitamina C e compostos fenólicos do que as amarelas.   
   A laranja Moro é um importante componente da Dieta do Mediterrâneo e é usada há muito tempo na medicina por seus efeitos protetores à saúde. 
   Hoje seu extrato seco tem exibido propriedades biológicas interessantes e é considerado um suplemento alimentar com grande potencial antioxidante. Os compostos bioativos da laranja Moro são principalmente: antocianinas, carotenóides, flavonóides, ácidos hidroxicinâmicos e ácido ascórbico, que quando ingerido pode diminuir o tamanho dos adipócitos, reduz a hipóxia e no tecido adiposo que irá controlar os processos inflamatórios envolvidos com a resistência à insulina.
   Sendo assim, o Morosil® é um importante nutracêutico no tratamento da obesidade e suas complicações. Ele pode ser usado na forma de suplementos dietéticos e em cápsulas .O horário de administração pode ser tanto junto às refeições como nos intervalos delas.
Dosagem usual:400mg a 500mg ao dia

Cacti-Nea®
   A Cacti-Nea®(Opuntia ficus indica) é um cacto que cresce em regiões áridas da América, África e do Mediterrâneo.O fruto desse cacto apresente alta capacidade antioxidante,é uma fonte excelente de minerais (Magnésio, Selênio, Zinco, Potassio), vitamina C, carotenóides(taurina), compostos flavonóides (quercetina) e pigmentos de coloração vermelho-arroxeado (betaina). É um pó solúvel padronizado de 65% a 85% em betaina e indicaxantina, o que confere a este cacto um efeito na síndrome metabólica e consequentemente na obsidade.

Efeitos deste cacto no organismo:


1-Diminui a Glicemia pós-prandial.
2-Aumento da sensibilidade à insulina em tecidos insulino-sensíveis(principalmente no fígado.
3-Redução dos níveis plasmáticos de triglicérides e colesterol LDL,pelo aumento da lipólise e redução da lipogênese hepática.
3-Redução do peso e da gordura corporal pelo aumento da oxidação de gordura no tecido adiposo.
4- E finalmente, ação diurética considerável,como aumento significativo do volume urinário, entretanto, sem interferir negativamente no níveis plasmáticos de eletrólitos. Essa ação diurética auxilia no controle na pressão arterial, na depuração do organismo e na retenção hídrica/edema. Acredita-se que seus efeitos diuréticos sejam provenientes de suas carcterísticas nutricionais, pois a Cacti-Nea é rica em diversos nutrientes que estimulam a diures, como: potássio, magnésio,taurina e vitamina C.

Todos esses resultados reforçam seus benefícios múltiplos no tratamento de desordens associadas com a obesidade e síndrome metabólica.
Dosagem usual:1g a 2 g ao dia


Nenhum comentário:

Postar um comentário